Prado assina decreto que manda para fim da fila quem quiser escolher marca da vacina; prefeito antecipou medida em entrevista ao 90.1 Notícias
Escrito por carlos.alberto em julho 6, 2021
O prefeito Anderson Prado assinou nesta terça-feira Decreto Executivo que manda para o fim da fila de vacinação contra Covid-19 as pessoas que entrarem na fila e se negarem a receber o imunizante disponível. Prado havia antecipado adotar a medida em entrevista ao 90.1 Notícias desta segunda-feira, 5 de julho. Tanto o Plano Nacional de Imunização quanto o Plano Estadual de Imunização não permitem que a pessoa escolha a marca da vacina que ela vai receber. O motivo é que todas as vacinas em uso atualmente no país são consideradas seguras e eficazes na prevenção da doença e tem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quem tentar escolher a vacina, será identificado e só poderá se vacinar depois que todos os adultos com mais de 18 anos forem imunizados.
É importante destacar que a disponibilização das doses para os municípios é feita pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização, e também do Plano Estadual de Imunização que encaminha as vacinas conforme a faixa etária definida no calendário de vacinação. O Decreto Executivo prevê que se a pessoa que for ao posto de vacinação e se recusar a receber a vacina aplicada naquele momento, ela será convidada a assinar o Termo de Recusa da Vacina. Caso ela não queira assinar, o termo será assinado por dois profissionais da saúde. A pessoa será informada que seu cadastro ficará bloqueado no sistema de vacinação municipal e que poderá receber a vacina apenas depois que toda a população adulta com mais de 18 anos for vacinada.