Camda inaugura silo para armazenar 800 mil sacas de grãos em Lençóis Paulista; soja é usada para renovação de áreas de canaviais da região

Escrito por em agosto 28, 2021

A Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) está investindo R$ 25 milhões na construção de silo com capacidade para armazenar 800 mil sacas de soja ou milho até dezembro, com possibilidade de expansão para 1,2 milhão de sacas dos cooperados da região de Lençóis Paulista, em um raio de 90 quilômetros. A informação foi divulgada por Lucas Pauli, gerente de cereais da Camda, em entrevista ao 90.1 Notícias, da Ventura FM. Ele disse que o projeto teve início há seis anos em um programa em parceria com terceiros e com a Zilor para renovação de canaviais, denominado “Mais soja muito mais cana”, com objetivo de beneficiar a cana-de-açúcar e gerar renda ao cooperado. Todo ano, o fornecedor de cana-de-açúcar precisa reformar de 15% a 18% as áreas de seu canavial, pra que mantenha média produtiva satisfatória. Na renovação da área de cana podem ser usadas diversas culturas, como crotalária, soja e amendoim, leguminosas que reduzem a necessidade de aplicação de fertilizantes nitrogenados.

A soja ganhou força, segundo Pauli. Contou que atualmente a região tem 130 mil hectares de cana-de-açúcar de parceiros da Zilor e a expectativa é que essa reforma ou renovação de canaviais chegue a 26 mil hectares. A soja vem ganhando espaço, porque além dos benefícios para a cultura da cana-de-açúcar, com ganho de até 11 toneladas por hectare, sendo uma commodity, a soja consegue remunerar o produtor. “Em 3 meses e meio da cultura da soja, a área está pronta novamente para ser cultivada a cana-de-açúcar. O produtor consegue fazer uma receita que ajuda nos custos da renovação do canavial. É uma cultura que na entressafra você só tem a agregar para a região”, disse Lucas Pauli, ao revelar que pelo adiantamento da obras, o silo, construído às margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300) cerca de um quilômetro a frente da Usina Barra Grande, seja entregue ainda neste final de ano.  A Camda  (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) foi fundada em 1965, tem atualmente 42 unidades, uma delas em Lençóis Paulista e mais de 24 mil cooperados.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]