Em áudio, cariocas ameaçam voltar para Lençóis Paulista para ‘receber’; Niplan diz que não tem o dinheiro, Bracell que já pagou pelo contrato
Escrito por carlos.alberto em setembro 24, 2021
Em áudio ameaçador que circula nas redes sociais, moradores do Rio de Janeiro ameaçam voltar para Lençóis Paulista para receber acerto de rescisões trabalhistas com a Niplan Engenharia e Construções. Na segunda audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT)-Bauru, Sindicato da Construção Civil, Niplan e Bracell, ocorrida na tarde desta sexta-feira, não houve acordo. A Niplan diz que não tem os quase R$ 14 milhões para o acerto das rescisões. A Bracell alega que quando rescindiu contrato com a Niplan pagou 100% do contrato com 85% da obra concluída. O presidente do Sindicato da Construção Civil, Cláudio da Silva Gomes, lamentou a falta de acordo entre as empresas.
Ele diz que a Bracell poderia resolver, liberando os R$ 15 milhões de garantia dada pela Diplan (espécie de seguro) para acertar as contas dos trabalhadores, proposta também sugerida pelo Ministério Público do Trabalho. E que a Bracell acionasse a Niplan para reaver os recursos. Mas de acordo com nota divulgada no início da tarde desta sexta-feira, a Bracell confirmou que entregou planilhas solicitadas pelo Ministério Público do Trabalho apontando o pagamento integral do contrato. A Bracell também ratificou o compromisso da manutenção da alimentação e alojamento aos 450 trabalhadores que ainda permanecem em Lençóis Paulista, até o dia 3 de outubro.