Até esta terça-feira brasileiros pagaram R$ 1 trilhão de impostos; menor imposto é de 36%, segundo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação

Escrito por em 04/05/2022

Um trilhão de reais. Esse é o valor que os brasileiros já pagaram, este ano, em impostos, taxas, contribuições, multas e juros aos governos estaduais, municipais e federal desde o dia primeiro de janeiro. O painel criado pela Associação Comercial de São Paulo para acompanhar a arrecadação de impostos atingiu a marca na madrugada de terça-feira, 3 de maio. O fato mais lamentável é que, o brasileiro, apesar de pagar tanto imposto, não recebe serviços públicos de qualidade. Este ano, a marca de um trilhão de reais em impostos foi alcançada 16 dias antes do que em 2021.

O aumento da inflação explica a maior arrecadação em um período de tempo mais curto.  Para se ter uma ideia do peso dos impostos nos produtos e serviços, os consumidores que saírem para comprar presentes neste Dia das Mães vão pagar pelo menos 36% em impostos no preço final do produto, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Um presente comum na data são os perfumes. 79% do preço dos importados são impostos; já se for perfume nacional, os impostos representam pouco menos de 70% do valor final.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]