Comitê da Bacia do Rio Lençóis confirma 2 cabeças d’água entre Lençóis Paulista e São Manuel, entre os dias 17 e 18; nível do rio baixou na tarde desta sexta-feira

Escrito por em novembro 19, 2021

O especialista em recursos hídricos e membro da Câmara Técnica do Comitê da Bacia do Rio Lençóis, Sidney Aguiar, confirmou no início da tarde desta sexta-feira, 18 de novembro, a ocorrência de 2 cabeças d’água na bacia do Rio Lençóis, na zona rural dos municípios de Lençóis Paulista e São Manuel. Os técnicos do Comitê e Defesa Civil de Lençóis Paulista monitora o rio desde o início da madrugada de hoje. De acordo com Aguiar, as cabeças d’água ocorreram uma a montante do rio em Lençóis a outra a montante do ribeirão Paraíso em São Manuel. Segundo o Comitê da Bacia do Rio Lençóis – CBH-RL, foram empregados os protocolos de segurança contra cheias evitando problemas maiores, mas na tarde desta sexta-feira o Rio Lençóis ainda permaneceu várias horas em estágio de saturação hidráulica moderada, segundo as leituras das telemetrias. Questionado sobre a previsão de chuvas para esta sexta e sábado, Aguiar explicou que a Defesa Civil emitiu alerta, mas a previsão é de chuva moderada em algumas áreas, com redução de volume para cerca de, 10 milímetros nas 24 horas subsequentes.

“Durante a madrugada o rio encheu e começou a transbordar”, disse Sidney Aguiar, acrescentando que a situação foi controlada graças aos protocolos de segurança adotados pelo Comitê e pela Defesa Civil municipal. Ele revelou que os registros pluviométricos acumulados nas 48 horas dos dias 17 e 18 chagaram a 928 milímetros na área da bacia do Rio Lençóis, em cerca de mil quilômetros de área composta por 7 municípios. A média de chuva nas últimas 48 horas na região de Lençóis Paulista ficou na média de 116 milímetros.  Questionado se há risco de inundação, Aguiar explicou que há, mas a situação é administrável, se for confirmada a previsão da Defesa Civil, de chuvas moderadas. “Se a situação alterar serão adotados novos procedimentos técnicos previstos nos manuais de segurança ambiental da bacia do rio Lençóis”, concluiu. O volume acumulado precipitado nesse período de 48 horas, foi equivalente a 15 dias para o mês de novembro. Os riscos de novos eventos iguais a esses não são descartados em razão do alto déficit pluviométrico registrado até o momento em toda a região.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]