Grupo vai promover visitas noturnas ao Cemitério de Lençóis Paulista; primeira visita com convidados ocorreu na última sexta-feira

Escrito por em julho 3, 2022

Você gostaria de visitar o Cemitério Municipal Alcides Francisco à noite? Pois esta é a proposta de um grupo de historiadores de Lençóis Paulista em parceria com a Secretaria de Cultura, atores e de teatro de Lençóis Paulista. A primeira visita para convidados ocorreu na última sexta-feira, 1º de julho, segundo o professor e historiador Edson Fernandes. Em entrevista ao 90.1 Notícias, ele explicou que já leva seus alunos conhecer a história de pessoas que marcaram a cidade sepultadas no local. Agora, com base em cidades da região que fazem visitação noturna, surgiu a ideia de fazer um passeio noturno à necrópole. Contou que o projeto ainda está sendo estrutura e conta inclusive com apoio da Secretaria de Turismo.

Edson Fernandes disse que o Cemitério tem histórias curiosas, como 6 pessoas que morreram envenenadas em 1922 após comer macarrão em um batizado (3 membros de 2 famílias). Em 1944 faleceu uma menina, chamada Terezinha, que, segundo o professor, é considerada Santa Terezinha. Ele disse que também há o caso de uma moça que teria morrido na cidade em um ritual de exorcismo. Afirmou que as construções mais antigas de Lençóis estão no Cemitério, o primeiro construído onde atualmente é a Escola Dr. Paulo Zillo. O atual Cemitério Municipal, ainda segundo o professor-historiador Edson Fernandes foi ‘aberto’ em 25 de dezembro (Natal) de 1897, ou seja, vai completar 125 anos. O projeto ainda não tem nome definitivo, mas poderá se chamar ‘Lençóis Vivida’.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]