Representantes da Prefeitura de Lençóis Paulista conhecem tecnologia E-Noé em São Carlos; as informações são transmitidas em tempo real para os interessados

Escrito por em janeiro 24, 2023

Representantes da Prefeitura de Lençóis Paulista participaram nesta quinta-feira, 19 de janeiro, de uma reunião sediada no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) para conhecerem uma tecnologia apoiada pelo Centro e que foi desenvolvida para auxiliar os municípios no enfrentamento de enchentes, principalmente alertando a população sobre os riscos das inundações. Batizado E-Noé, o sistema é composto por uma rede de sensores submersos que monitoram o nível de rios e córregos urbanos, gerando imagens e informações que são enviadas por sinal de celular para uma infraestrutura em nuvem, onde podem ser acessadas pela Defesa Civil do município ou diretamente pela população, por meio de aplicativos, por exemplo.

O responsável pela tecnologia é o pesquisador do CeMEAI e professor do ICMC/USP- São Carlos, Jó Ueyama, que coordenou a reunião onde participaram outros pesquisadores, representantes da Agência USP de Inovação, a Engenheira da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Edna Leal e os Secretários Municipais Emanuel Cerutti e Anderson Buratto. Se a parceria for concretizada, Lençóis Paulista será a mais nova cidade brasileira a contar com o dispositivo, já instalado em Rio do Sul, Santa Catarina, e em São Carlos, São Paulo. O projeto está em fase de implantação também em Rio Branco, capital do Acre. Durante o encontro, os pesquisadores entenderam os problemas enfrentados pelo município, discutiram as primeiras soluções viáveis e marcaram uma visita técnica que ocorrerá ainda no fim de janeiro deste ano. Com informações do São Carlos Agora.

O E-Noé

Criado em meados de 2012 pela Universidade de São Paulo (USP), o e-Noé é um projeto para monitoramento de enchentes em áreas urbanas. A solução emprega um conjunto de ferramentas para monitorar o nível e a vazão dos rios e, consequentemente, auxilia no alerta da população sobre o risco de alagamentos. O e-Noé pode ter impacto nacional, já que, no Brasil, existem quase 40 mil áreas sujeitas a enchentes, alagamentos, enxurradas e deslizamentos que apresentam riscos à população. Menos de 3% delas contam com monitoramento tradicional. Essa solução possibilita que o nível dos rios e córregos sejam monitorados por meio de sensoriamento e, situações como as citadas acima, evitadas ou administradas com antecedência. Ao contrário da hidrometria convencional, em que os dados só são coletados quando o usuário vai até a estação para extraí-los, numa rede de sensores sem fio, como essa do Projeto e-Noé, as informações são transmitidas em tempo real para os interessados. O próprio sistema pode emitir, automaticamente, alertas de enchentes. Além de estarem à disposição das autoridades, os dados sensoriais poderão ser acessados por qualquer usuário conectado à Internet. A população poderá receber alerta sobre inundações diretamente no celular.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]