Zilor inicia testes em nova caldeira de cogeração de energia na Usina Barra Grande; o período de teste está previsto até 20 de março

Escrito por em março 13, 2024

A Zilor informa a população da cidade de Lençóis Paulista que realizará até 20 de março, testes de sopragem de vapor na caldeira de cogeração para energia elétrica instalada na Usina Barra Grande. O procedimento é comum durante a limpeza do novo equipamento que, durante o deslocamento do vapor nas tubulações, pode provocar ruídos que poderão ser ouvidos nas proximidades da usina e na comunidade, mas que não trazem riscos à população ou meio ambiente. Em uma planta industrial de biocombustíveis a caldeira é responsável pela queima de biomassa, produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar para a geração de energia elétrica limpa e renovável. O procedimento é um requisito na Norma Reguladora nº 13 (NR13) que normatiza a segurança da operação de vasos de pressão e caldeiras no Brasil. Os testes de sopragem da caldeira estão programados durante o dia, entre 6h e 21h, com três testes durante o dia, com duração máxima de 60 minutos por ciclo. O procedimento faz parte da rotina das indústrias que possuem plantas de cogeração de energia elétrica, não sendo uma particularidade das usinas de cana-de-açúcar. A Zilor ressalta que segue todas as normas de segurança e meio ambiente na condução dos testes buscando o menor impacto junto à comunidade e à segurança operacional da nova caldeira.

A Zilor está investindo, nos últimos dois anos, em projetos de expansão de energia que possibilitará o aumento em até 60% da cogeração de energia elétrica limpa e renovável da Companhia. A iniciativa contribui com a diversificação dos negócios e previsibilidade de geração de caixa além de impactar positivamente o Meio Ambiente, ampliando a presença de fontes renováveis na matriz energética nacional, a partir da energia exportada suficiente para iluminar uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes por um ano e diminuindo a emissão de gases do efeito estufa. Os projetos ainda contribuem para o desenvolvimento local, por meio da geração de emprego e renda, envolvendo a contratação de mão-de-obra de aproximadamente 500 trabalhadores movimentando a economia da região. O valor total do investimento é de cerca de R$ 550 milhões. Até dezembro de 2023 haviam sido direcionados R$ 504 milhões. Em abril de 2023, a Zilor iniciou a operação de uma nova caldeira de cogeração na Usina São José, em Macatuba, para a produção de energia elétrica limpa e renovável. A nova caldeira da UTE da Usina Barra Grande também faz parte do projeto de ampliação de energia da Zilor e está prevista para ser entregue em abril de 2024.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]